Janaína Leite


Atriz do Grupo XIX de teatro, Janaína participou da criação dos espetáculos "Hysteria", "Hygiene", "Arrufos" e "Marcha para Zenturo".

Concebeu o espetáculo “Festa de Separação: um documentário cênico”, que cumpriu temporada de oito meses em São Paulo e Rio de Janeiro, iniciando a pesquisa sobre Teatro Documental.

Quando Rafa me falou de Janaína, fiquei curiosa para conhecer essa moça com nome de orixá. A oportunidade veio na oficina "Teatro Documentário" na Oswald de Andrade.

Tanto na oficina quanto em mesas de discussão em que participou, Janaína nunca assumiu uma postura de 'professora', ou alguma postura 'superior' aos participantes. Sempre convidava à reflexão, e compartilhava o material que tem pesquisado há anos. Material esse que ainda estou lendo e estudando.

Essa generosidade está presente em seu espetáculo "Festa de Separação" ... Infelizmente não assisti ao vivo, mas felizmente há registro em vídeo. Lembro que, no dia em que vi o vídeo, a famosa frase da (ou atribuída à) Cora Coralina me veio à cabeça: "Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma."

por Sheila Alencastro